ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), recebeu na última sexta-feira, 29 de agosto, em sua sede, em São Paulo, uma comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A visita contou com a presença de 39 alunos: 34 militares e cinco civis, dentre os quais doutorandos e um pesquisador estrangeiro de Angola. Eles participaram de uma programação voltada à compreensão da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).
O Diretor-Executivo da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, conduziu o encontro e abriu a manhã com uma palestra institucional. Em sua exposição, apresentou a missão da entidade, sua trajetória de 40 anos e os instrumentos de promoção do setor, como a certificação de produtos, o Projeto Setorial com a ApexBrasil e a Mostra BID Brasil.
“A ABIMDE tem como propósito dar visibilidade à capacidade tecnológica e industrial do Brasil. Nosso compromisso é difundir o conhecimento sobre o setor e assegurar que a sociedade reconheça sua relevância estratégica”, destacou.
Na sequência, empresas associadas à ABIMDE realizaram apresentações, demonstrando tecnologias de ponta desenvolvidas no país. Destaque para a Engeprom, Omnisys, Protecta e a XMobots, além de duas companhias em processo de associação: a Vallya, especializada em terras raras, insumo crítico para a indústria de alta tecnologia, e a Murer LAM América Latina, que traz ao Brasil uma solução inédita para o combate a incêndios em veículos elétricos.
Ao final da visita, o Coronel Lemos ressaltou a importância de aproximar o meio acadêmico e militar da realidade industrial. “Esse encontro oferece uma oportunidade singular para que os futuros líderes do Exército conheçam de perto a competência e a diversidade de nossa Base Industrial de Defesa. É também um espaço de diálogo, no qual reforçamos a convicção de que a inovação e a soberania caminham lado a lado.”
A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, criada em 1905, no Rio de Janeiro, é uma das mais tradicionais instituições de ensino militar do país. Subordinada ao Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), a ECEME prepara oficiais superiores para funções de comando, chefia, direção e assessoramento nos mais altos escalões da Força Terrestre. Também ministra cursos de pós-graduação, como o Curso de Altos Estudos Militares (CAEM), e promove intercâmbio acadêmico com universidades e escolas militares de outras forças e de nações amigas.
Member Service
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900