ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) recebeu, na manhã desta terça-feira (21), a comitiva oficial do país africano, liderada pelo Vice-Primeiro Ministro da Defesa Nacional e dos Veteranos, Guy Kabombo Muadiamvita. A visita integra a missão oficial da autoridade congolesa ao Brasil, entre os dias 19 e 25 de outubro, e teve como objetivo apresentar a capacidade tecnológica e industrial da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira.
A delegação foi recebida pelo Presidente-Executivo da ABIMDE, Tenente-Brigadeiro do Ar R1 José Augusto Crepaldi Affonso, em evento coordenado pelo Diretor de Projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro. O SIMDE (Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa) também esteve presente, representada pelo Vice-Presidente de Relações Institucionais, Major-Brigadeiro R1 Nilson Carminati.
Ao longo da manhã, as empresas apresentaram soluções em áreas como optrônica, aeronáutica, sistemas não tripulados, armamentos, logística e proteção balística, oferecendo à comitiva congolesa um panorama abrangente das tecnologias desenvolvidas no país. Entre elas: a Adtech, Aeroid, Akaer, Condor, CSD, IMBEL, M&K Logistics, Opto, Parabellum, Protecta, Saipher, Taurus e Truckvan, com produtos que vão desde equipamentos não letais e armamentos até drones, sistemas de vigilância, veículos e soluções de comando e controle.
A exposição destacou a diversidade de capacidades da indústria nacional, mostrando tanto o alcance tecnológico quanto a maturidade dos processos de produção. Em suas declarações, o Presidente-Executivo da ABIMDE reforçou a tradição de amizade entre o Brasil e os países africanos, além do interesse em estreitar relações de cooperação na área de defesa.
“O Brasil sempre teve profundas relações de amizade com a República Democrática do Congo e com os países africanos. E esse respeito é fruto de uma grande riqueza cultural e social da África”, afirmou.
O Vice-Primeiro Ministro da Defesa do Congo destacou a importância histórica dessa relação bilateral, lembrando que a missão de manutenção da paz das Nações Unidas em seu país sempre foi comandada por um oficial brasileiro.
“Senhor Presidente, como o senhor disse, essa relação de amizade e respeito entre o nosso país e o Brasil é antiga e sólida. Como o senhor sabe, há uma missão das Nações Unidas para manter a paz em nosso país, e desde que essa missão foi criada, sempre foi comandada por um brasileiro. Eu gostaria de repetir isso para aqueles que não sabem”, explicou a autoridade congolesa.
Ao final da visita, o Vice-Primeiro Ministro Muadiamvita e sua delegação foram convidados a participar da próxima edição da Mostra BID, feira da indústria que apresentará produtos e serviços de empresas brasileiras, de 24 a 26 de novembro do próximo ano, em Brasília. “Será uma honra recebê-los novamente em nosso país, em um evento que reunirá o melhor da produção nacional de defesa e segurança. O Brasil tem muito a compartilhar e a desenvolver junto com o Congo.”
O encontro na ABIMDE integrou a agenda oficial, que também contempla visitas a unidades industriais e encontros com autoridades brasileiras.
Member Service
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900