ABIMDE

News - Learn all about ABIMDE here

ABIMDE discute impactos do tarifaço no Grande ABC

Associação apresenta alternativas para reduzir efeitos das tarifas sobre exportações e cadeias produtivas
By ABIMDE. Updated on 09/25/2025 - Published in 09/24/2025

No dia 6 de agosto deste ano, entraram em vigor tarifas de 50% sobre parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. A medida, assinada pelo presidente norte-americano Donald Trump, atinge 35,9% das mercadorias destinadas ao país, o que equivale a cerca de 4% do total das exportações brasileiras. Cerca de 700 produtos nacionais ficaram de fora do tarifaço, incluindo aeronaves, energia, celulose, cobre refinado e fertilizantes.

Nesse contexto, a ABIMDE participou do evento “Os impactos do Tarifaço no Grande ABC”, realizado ontem (23), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. O encontro reuniu empresários, lideranças locais e representantes do BNDES para debater os efeitos das tarifas e alternativas para proteger a competitividade regional.

A entidade esteve representada pelo Diretor-Executivo, Coronel Armando Lemos, e contou ainda com a presença de Fábio Mazzaro, CEO da CBC e Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABIMDE.

Grupo de pessoas sentadas em auditório

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

O Coronel Lemos ministrou a palestra “Impactos do Tarifaço”, na qual detalhou como empresas podem mitigar os efeitos das medidas tarifárias. Entre os caminhos apresentados estão a diversificação de mercados, a reorganização da cadeia de suprimentos, a alteração da origem dos produtos para usufruir de acordos preferenciais e a otimização da valoração via método da “primeira venda”.

Adicionalmente, ele citou a reclassificação tarifária, a desagregação de produtos ou montagem final em países terceiros e a utilização de zonas de livre comércio e regimes de drawback. “Essas medidas permitem que as empresas reduzam custos e aumentem sua capacidade de reação frente a mudanças abruptas nas políticas comerciais, sempre dentro da legalidade e da conformidade aduaneira”, afirmou o Cel Lemos.

Com sua participação, a ABIMDE levou ao debate alternativas concretas que podem auxiliar empresas da região do Grande ABC a enfrentar os impactos do tarifaço e preservar sua competitividade.

 

Back

Member Service

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2,367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - Zipcode: 01401900

All rights reserved to ABIMDE2025

We use cookies to ensure that you have the best experience on our site. If you continue to use this site, we will assume that you agree to our privacy policy.