ABIMDE
O Centro de Controle do Galeão, no Rio de Janeiro, está operando o SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional). A tecnologia foi desenvolvida pela Atech, empresa do Grupo Embraer, em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira).
O SAGITARIO é um aliado no gerenciamento e controle dos pousos e decolagens dos aeroportos da capital fluminense – que registrou em 2015um movimento de 328.375 aeronaves, conforme o Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
O sistema marca a evolução do controle aéreo no Brasil, promovendo avanços na comunicação, navegação e vigilância para o comando e o controle do espaço aéreo brasileiro. O sistema SAGITARIO tem como conceito prover um controle de tráfego aéreo completo desde antes da decolagem até o estacionamento do avião no aeroporto de destino. Ou seja, com seus sistemas instalados em torre de controle de aeroporto, centro de aproximação e centro de controle em área, o SAGITARIO permite que todas as etapas do serviço de controle do tráfego aéreo sejam executadas de forma segura e eficaz, e dentro dos padrões internacionais estabelecidos.
De acordo com a empresa, o sistema é muito fácil de usar, o que possibilita que todo foco de ação do controlador de tráfego aéreo esteja sempre voltado à sua área de trabalho, aumentando significantemente sua consciência situacional. Em outras palavras, todas as ações do controlador de tráfego aéreo, tais como coordenações silenciosas com os demais controladores, autorização de rota e nível de voo das aeronaves, mudanças solicitadas pelos pilotos, e outras ações de caráter operacional, são realizadas de forma simples e direta através da tela de visualização do SAGITARIO.
Desenvolvido com a participação dos próprios controladores, profissionais que atuam na linha de frente do controle de tráfego aéreo, o sistema disponibiliza um conjunto de ferramentas operacionais de apoio à tomada de decisão mais objetiva e ágil, seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, dentre elas os sistemas especificados pela Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea). “Com o SAGITARIO, os controladores de tráfego aéreo conseguem gerenciar de forma mais efetiva o espaço aéreo provendo, assim, uma navegação segura para aeronaves, tripulações e passageiros”, destaca o presidente da Atech, Edson Mallaco.
A Atech é responsável por todo desenvolvimento e modernização dos sistemas de controle de tráfego aéreo e defesa aérea do País. A empresa vem modernizando todos os centros de controle de tráfego aéreo do Brasil, tendo já implantado o SAGITARIO em 4 ACC (Centro de Controle de Área), de Brasília, Curitiba, Recife e Amazônico, e em diversos APP (Centro de Controle de Aproximação), entre eles os de São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Belém, Campo Grande, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900