ABIMDE
A empresa do Polo de Defesa de Santa Maria, RS, Defii Atelie de Software firmou contrato para fornecimento de sistemas de planejamento tático para o Exército Brasileiro (EB). Somente em julho, a empresa entregou 300 licenças do aplicativo V-Carta 2.5 para a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos de Armas do EB.
O aplicativo V-Carta (Caixão de Areia Tático Virtual) é uma ferramenta para o planejamento de operações militares. Compatível com a simbologia adotada pela OTAN, o software disponibiliza uma variedade de recursos gráficos permitindo grande flexibilidade para o planejamento da ação militar da força terrestre, que podem ir desde o nível pelotão até divisão de exército.
TECNOLOGIA
O aplicativo dispõe de calcos (layer) que podem ser desativados de forma a ocultar elementos da manobra, tornando o cenário mais limpo para o entendimento de determinadas ações. Um dos recursos da versão 2.5 é a possibilidade de visualização da área de influência pela capacidade do armamento de uma fração – bússola que orienta o usuário conforme a orientação do equipamento que está utilizando. Outra inovação é a maior facilidade para manipulação dos mapas, que podem ser importados em tempo real de seis servidores de mapas on-lines disponíveis no mercado.
As frações e incidentes adicionados ao terreno são georeferenciados permitindo um realismo e fidedignidade ao planejamento em qualquer lugar do globo terrestre, ou seja, não há a necessidade de que se tenha uma carta topográfica para que o planejamento de uma operação seja realizado.
Disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux, OS X (mac), iOS e Android o aplicativo pode rodar em tablets, computadores, lousas virtuais e mesas interativas, essa variedade de sistemas e plataformas concede uma grande flexibilidade ao software que pode ser utilizado em campanha para estudo de viabilidade das ações a nível de Estado Maior, ordem aos elementos subordinados e em análise pós ação. Uma das possibilidades é o recurso de exportação dos exercícios que podem ser compartilhados entre outros usuários do V-Carta para apreciação e estudo.
EXÉRCITO BRASILEIRO
No caso da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, que recebeu 300 licenças do software, a aplicação deverá ser utilizada para realização de exercícios em sala de aula pelos sargentos alunos. A EASA, localizada em Cruz Alta, RS, aperfeiçoa em torno de 700 sargentos por ano e conta com uma estrutura de instrução moderna, utilizando cerca de 300 iPads que são distribuídos aos alunos no início do turno de aperfeiçoamento para atividades de instrução. De acordo com a empresa, o V-Carta será instalado nesses equipamentos da Apple e ficará a disposição dos alunos durante o curso.
As 300 licenças do V-Carta, entregues ao Coronel Umberto Ramos, comandante da EASA, deverão incrementar uma série de inovações, inclusive um grupo de alunos da Escola já estão realizando um trabalho de final de curso (TCC) abordando a metodologia a ser utilizada e as possibilidade que o software poderá oferecer ao ambiente de ensino da “Casa do Adjunto”, como é conhecida a EASA.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900