ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

Brasil e México vão discutir políticas conjuntas de defesa em outubro

Por Indústria de Defesa & Segurança . Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 14/08/2017

A dura conversa de Donald Trump em relação ao vizinho do sul dos Estados Unidos conseguiu fazer o que décadas de discussões diplomáticas não conseguiram – levar México e Brasil discutirem sobre defesa -, divulgou a imprensa americana. O secretário de Defesa Nacional do México, Salvador Cienfuegos, vai visitar Brasília em outubro para uma segunda rodada de discussões com seu colega brasileiro Raul Jungmann, segundo a embaixada mexicana em Brasília e o secretário dos produtos de defesa (Seprod) do Brasil, Flavio Basílio.

Cienfuegos e Jungmann se reuniram no México em abril durante a Feira Aeroespacial e visam continuar conversando sobre como “diversificar os laços de cooperação em termos de defesa entre o México e o Brasil”, de acordo com um e-mail da embaixada do México. “As reuniões que tivemos em abril foram extremamente positivas”, disse Basílio em uma entrevista em Brasília. “Esta nova proximidade pode ser atribuída aos desenvolvimentos dos EUA, com a política americana contribuindo para a busca de novos parceiros. Vemos isso como uma boa oportunidade”.

A Embraer poderia ser uma beneficiária se as negociações avançarem. A empresa possui o conhecido Super Tucano e está vinculando negociações para a primeira venda internacional de seu novo avião de transporte militar, o KC-390, para Portugal. A Embraer não quis comentar. “O negócio na área de defesa envolve a confiança”, disse Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, em uma entrevista por telefone. “Qualquer troca é uma decisão geopolítica que indica quem você quer estar mais perto”.

Trump continua prometendo construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México e fazer com que os mexicanos paguem por ele e ele tem pressionado por legislação para apertar a imigração. Ele se retirou do pacto de parceria Trans-Pacífico pouco depois de assumir o cargo. Os EUA, México e Canadá estão se reunindo no final deste mês para discutir o tratado Nafta, que cobre mais de US $ 1 trilhão de comércio anual.

“A presença de Trump gera muita incerteza no México e alimenta a sensação de que é hora de repensar algumas coisas para compensar possíveis perdas devido à deterioração da relação bilateral com os EUA”, disse Stuenkel. O Brasil está tomando medidas claras para apoiar o relacionamento e aumentar as exportações. Está reescrevendo legislação para permitir que o setor de defesa se concentre nas exportações, e o banco de desenvolvimento, o BNDES, está adicionando uma nova linha de crédito para apoiar o setor, disse Jungmann em maio.

Veja também
Brasil é convidado de honra na FAMEX 2025 Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 14/08/2017
Embaixadora da União Europeia visita sede da ABIMDE Por ABIMDE Atualizado em 06/01/2021 - Publicado em 14/08/2017
Ver mais
Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2025

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.