ABIMDE

Notícias - Saiba tudo da ABIMDE aqui

ABIMDE apresenta panorama da Base Industrial de Defesa em simpósio da Aeronáutica

Entidade participou do II Simpósio de Intendência em Campanha, na DIRAD, no Rio de Janeiro
Por ABIMDE. Atualizado em 02/10/2025 - Publicado em 02/10/2025
Veja também
ABIMDE conduz debate sobre inovação em defesa e segurança durante Festival Por ABIMDE Atualizado em 02/10/2025 - Publicado em 02/10/2025
Pesquisa inédita: GeoInteligência para Segurança e Defesa Por MundoGEO Atualizado em 02/10/2025 - Publicado em 02/10/2025
Ver mais

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) esteve presente, ontem (1º), no II Simpósio de Intendência em Campanha, realizado na Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), no Rio de Janeiro. O encontro foi promovido para debater formas de aprimorar o suporte logístico desdobrável da Força Aérea Brasileira (FAB) em operações de combate.

Na ocasião, a ABIMDE foi representada por seu Presidente-Executivo, Tenente-Brigadeiro do Ar R1 José Augusto Crepaldi Affonso, que ministrou a palestra “Desafios da Base Industrial de Defesa e Segurança”.

A apresentação teve início com referências a notícias nacionais, internacionais e da indústria mundial que afetam diretamente as empresas brasileiras, como a elevação tarifária de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil, a ameaça de paralisação do programa Fragatas Tamandaré, além de tendências e desafios observados em mercados de defesa pelo mundo.

A ABIMDE destacou que a Base Industrial de Defesa (BID), conforme definida no Decreto nº 11.169/2022, reúne empresas, organizações civis e militares e entidades estatais que atuam em pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de bens, serviços, sistemas e produtos de interesse da defesa nacional. Durante a palestra, foram apontados os principais desafios à sua consolidação, entre eles restrições tecnológicas, riscos industriais e financeiros, orçamentos reduzidos, práticas comerciais desleais e a ausência de continuidade em projetos contratados.

A entidade também apresentou um panorama de suas associadas, que somam mais de 240 empresas do setor de Defesa, Segurança e Aeroespacial, entre elas: Embraer, CBC, Taurus, IMBEL, Akaer, Nitroquímica, AEGIS e Algemas Brasil. O Presidente-Executivo falou ainda sobre a importância do uso do Termo de Licitação Especial (TLE), previsto na Lei 12.598/2012.

O Tenente-Brigadeiro Crepaldi também destacou os impactos de legislações internacionais como o ITAR (International Traffic in Arms Regulations), que regula a exportação de artigos e serviços de defesa pelos Estados Unidos, e o EAR (Export Administration Regulations), voltado a bens e tecnologias de uso dual. Essas normas possuem alcance extraterritorial e afetam empresas de todo o mundo que utilizem componentes de origem norte-americana.

“Consolidar uma Base Industrial de Defesa forte e sustentável significa assegurar autonomia tecnológica, preservar capacidades críticas e garantir que nossas Forças Armadas disponham dos meios necessários para cumprir suas missões com eficiência e independência”, concluiu.

Voltar

Atendimento ao Associado

(11) 3170-1860

São Paulo - SP

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900

Todos direitos reservados a ABIMDE2025

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade.