ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) foi um dos apoiadores do Seminário LIDE – Segurança Pública, realizado em 16 de setembro de 2025, na Casa LIDE, em São Paulo. O encontro teve como tema central “A segurança pública na era da inteligência artificial e cybersecurity” e reuniu empresários, parlamentares e especialistas para debater os impactos da inteligência artificial e da segurança cibernética nas políticas e práticas de segurança pública.
Também participaram do encontro Mário Luiz Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Camila Pintarelli, diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública; e o ex-governador de São Paulo, João Doria.
O evento contou com dois painéis principais. O primeiro, “A segurança pública da era da inteligência artificial”, discutiu o uso crescente de novas tecnologias na atuação policial e na formulação de políticas públicas. O segundo, “Tecnologias disponíveis contra ataques cibernéticos e para segurança eletrônica e digital”, abordou os desafios da cibersegurança e a adoção de soluções de proteção digital.
O Dr. Edval Novaes, Assessor de Segurança Pública da ABIMDE, participou de toda a programação, acompanhado do Dr. Roberto Gallo (Kryptus) e do Dr. Carlos Sanches (Emiter), ambos indicados pelo Comitê de Segurança Pública da entidade.]
Em sua intervenção, no segundo painel, o Dr. Novaes destacou a importância da preservação da cadeia de custódia de vestígios digitais no contexto de investigações e processos judiciais. “É indispensável garantir que provas digitais, incluindo imagens, cheguem ao juízo com integridade, de forma a não serem invalidadas em caso de questionamento da defesa. Isso exige uma cadeia de custódia preservada do início ao fim”, afirmou.
O Dr. Novaes também abordou o uso da encomenda tecnológica nas aquisições públicas ligadas à segurança: “As soluções tecnológicas evoluem com rapidez, e os mecanismos de aquisição precisam acompanhar essa dinâmica. A encomenda tecnológica é uma ferramenta importante para permitir que o poder público incorpore inovações com mais agilidade, especialmente nas contratações financiadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública”, observou.
Fundado em 2003, o LIDE organiza comitês setoriais que reúnem lideranças de diferentes setores econômicos para debates sobre políticas públicas e negócios. O Seminário LIDE – Segurança Pública integrou essa agenda de diálogo entre poder público, indústria e parlamentares.
Atendimento ao Associado
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Nº 2.367 | 12º andar, Conjunto 1201 a 1207 - Jardim Paulista - CEP: 01401900